domingo, julho 25, 2010

Aquela noite

..estavamos de férias,a Maria ja dormia,homem meu foi tomar banhoca...
Restava eu e meu Diogo!Deitei-me com ele..e sem mais nem menos o meu Di começa a falar dos sitios onde possivelmente ainda iamos visitar..e ele fala em Viana do Castelo!(foi onde nasceu...e onde vivi mais ou menos um ano).E diz-me que as praias la nao sao boas,nao ha areal..é so pedras..etc!Um monte de reclamaçoes das praias onde ele foi tinha uns mesinhos de vida!...e eu feita monga que sou explico-lhe que nao!É uma praia diferente...mas mto linda!A cidade é linda demais...falei-lhe do hospital onde nasceu...etc etc..e falo-lhe como se de um paraiso se tratasse!
E...sem mais nem menos diz o meu menino:-Odeio o meu Pai!Ele nao gosta de mim!Odeio-o!...
..
..
..
..(algum silêncio..)
..
E logo de seguida a Madre Teresa,a boa,a SANTA,a tolinha= EU,tenta corrigir o meu menino...com um:- Nao filho..nao odeias nada,nem eu o deio...tas triste,ficas triste porque o teu pai nao te liga,pk sabe que estas em Portugal e nao diz nada..nao te telefona..nao te procura...(e ele abanava a cabeça com um sim e de lagrimas nos olhos)...mas filho,lembraste de termos falado com aquela Sra mto simpatica na Suiça?(a minha psicologa,sim pk eu quando digo que nao bato bem,nao bato mesmo!!..)-Lembraste?? e ele com aquela carinha...SIM,lembro!
-Entao mor,vais fazer como ela te disse e pensar no que ela te disse!"Nao ha Pai que nao goste do filho mesmo que nao lhe mostre...e quando fores mais crescido...nos teus 15 ou 16 aninhos,vais procura-lo e saber o porquê nunca teve contacto contigo."Tens a Mama,tens o Pai Dinis que tanto gostamos de ti...fazemos tudo por ti e tu sabes!
..e meu menino sempre abanar com a cabeça com o sim..(e lagrimas nos olhos!)..e sempre:-Mas eu odeio-o!

(traduçao à letra pra mim que pouco ou nada entendo da cabecinha de uma criança mas conheço o meu filho: nao odeia coisa nenhuma,tem uma tristeza gigante dentro dele,tem um buraco por preencher e esse buraco é o pai de sangue.Ponto final!)

E ali ficamos...assim nesta conversa..eu atenuar..a por paninhos na conversa...como sempre fiz com o Diogo!Ja lhe contei o porque da minha separaçao com o pai dele...ja lhe contei tudo...mas nao consigo mostrar-lhe(até porque ele sente) que o pai nao lhe liga mesmo...e o quanto isso me doi...que farà ao Diogo!...
Mas o pior da conversa veio depois...quando o Diogo desata a chorar...e me diz:- Eu tenho medo que tu morras,eu nao quero que tu morras...eu gosto tanto de ti!...
...
...
...
Uiiiiiii...aqui doeu!! Aqui mais uma vez a mulher feita manteiga transformou-se em mulher de ferro e NAO CHOROU!!..disse duas ou tres parvoices que o miudo riu-se no meio de tanta lagrima!...

..e eu faço assim...sempre que me doi,que me toca...a estupidez apodera-se de mim e naquele momento tao sentido fica uma mistura..risos..pensamentos..dor...medo..amor!...Depois choro sozinha...so assim me entendo!

Amo demais o meu Diogo.

2 comentários:

livia disse...

ola Sofia,como eu te entendo,vivo com a mesma màgoa dentro de mim,jà là vao 10 anos(altura em k nasceu a minha princesa)......se eu nao entendo o k vai na cabeça de um "ser humano"para se esquecer k è pai...o k pensarà uma criança.e o pior è k a Bia,nao fala,mas certamente pensarà nisso mts vezes,em silencio(tal como eu).
obrigado por partilhares estes momentos.beijinhos

Anónimo disse...

Sem palavras deixo te as minhas lagrimas que me correm a grande velocidade pela cara. forca linda es a melhor mae do mundo